Tilápia já é mais consumida que a truta no mercado norte-americano

Os números referentes ao incrível aumento do consumo de carne de tilápia no mercado norte-americano, divulgados pela ATA – American Tilapia Association na última edição da Aquaculture Magazine, mostram claramente que a tilápia já pode ser considerada um sucesso entre os consumidores norte-americanos.

Lá, as importações de tilápia cresceram de 14.515 toneladas em 1993 para 22.226 toneladas em 1994, um aumento de 53%. O destaque ficou por conta de Taiwan que exportou no período 16.330 toneladas, ou o equivalente a 16 milhões de dólares.

Somando as importações com a produção doméstica de tilápias, os norte-americanos consumiram 28.123 toneladas do produto fazendo com que o consumo
da tilápia já tenha ultrapassado pela primeira vez o consumo interno de trutas (24.948 toneladas).

Ainda segundo a ATA, em recente pesquisa feita junto ao mercado prestador de serviços de alimentação, o produto da aqüicultura mais utilizado entre eles é a
tilápia. Oitenta e um por cento dos consumidores de tilápias são os restaurantes.

Estes resultados refletem o esforço para promover a tilápia feito nos últimos anos
que já faz com que os compradores claramente reconheçam a tilápia como um produto da aqüicultura, além disso, 47% dos entrevistados declararam que
“sentem que os produtos da aqüicultura são em geral mais seguros do que aqueles pescados na natureza”.

Segundo a ATA, a tilápia é o produto ideal para o setor de restaurantes por apresentar um sabor suave, carne branca (importante para o consumidor norte-americano), sem espinhas e estar disponível em porções controladas de filés, possuindo ainda uma razoável estrutura de preços.

E atenção, os importadores norte-americanos estão de olho nos produtores de todo o mundo para detectar novos fornecedores de filés congelados.