Trator eletrônico flutuante Marcsystem para tanques-rede

 

A Marcsystem do Brasil, empresa fundada no ano de 2000, localizada na cidade de Campo Mourão – Paraná, desenvolveu o tratador eletrônico flutuante para peixe em tanques-rede. O equipamento facilita o manejo dos piscicultores e antecipa a engorda dos peixes em aproximadamente 50%, com vários tratos que podem ser programados com o tratador eletrônico. Afinal, aumentar a produtividade é a maneira mais eficiente de incrementar a produção de peixes sem aumento da área.
No dia a dia da produção, os criadores, técnicos e funcionários se deparam com diversos obstáculos relacionados à produção, e entre muitos destacamos a falta de mão de obra capacitada para o manejo e o desconhecimento das soluções tecnológicas disponíveis para os cultivos. Esses aspectos influenciam diretamente o sucesso e a sustentabilidade dos empreendimentos de cultivo.

O Tratador Eletrônico Flutuante é um produto único no Brasil, sendo produzido e comercializado diretamente pela Marcsystem do Brasil, com código FINAME.

CARACTERÍSTICAS DO TRATADOR ELETRÔNICO FLUTUANTE

O Tratador Eletrônico Flutuante Marcsystem é composto por uma central de comando, onde é programada a quantidade de ração a ser despejada, bem como a quantidade de vezes que o piscicultor deseja tratar os seus peixes. À esta central poderão ainda ser acoplados mais 11 tratadores auxiliares que farão, ao mesmo tempo, o mesmo trato programado para a central.
O Tratador Eletrônico Flutuante Marcsystem é sustentado por boias fabricadas com proteção UV, que por serem preenchidas com poliuretano não furam, não afundam e garantem mais sustentação ao produto. Seu sistema eletrônico com microprocessador é alimentado por bateria de 12 volts, que acompanha a central e os auxiliares e é recarregada por energia solar renovável, dispensando instalação elétrica.

O reservatório da ração tem uma capacidade média de 60kg, podendo variar de acordo com o tamanho do grânulo ou da fase de criação.

O Tratador Eletrônico Flutuante Marcsystem pode ser programado em “doses” (aproximadamente 100 gramas cada dose) para alevino e juvenil, ou em “tempo” (1 quilo de ração em 6 segundos) para engorda. Pontualidade na dose certa.

BENEFÍCIOS DO TRATADOR ELETRÔNICO FLUTUANTE

a) Redução do estresse dos peixes durante a alimentação, resultado da significativa redução da circulação de barcos e da movimentação das águas;
b) Melhora em até 50% no ganho de peso em alevinos e juvenis que receberam 12 tratos por dia com o tratador eletrônico, pois peixes pequenos de até 200 gramas devem ser alimentados próximo a saciedade várias vezes ao dia;
c) Digestão melhor da ração. Com o tratador eletrônico programado para tratar mais vezes ao dia, o peixe vai fazer digerir melhor o alimento;
d) Significativa redução da mão de obra, necessária apenas para abastecer o reservatório de ração;
e) Redução no consumo de combustível do barco;
f) Redução do desperdício de ração no barco e durante o tratamento;
g) Maior ganho de tempo na engorda do alevino e juvenil.

Imagem e foto: Toni Marcelo, proprietário da Industria Marcsystem do Brasil
Imagem e foto: Toni Marcelo, proprietário da Industria Marcsystem do Brasil

SATISFAÇÃO DO CLIENTE

Os resultados obtidos por um produtor do município de Tupaciguara – MG (fotos) com o uso do Tratador Eletrônico Flutuante Marcsystem, mostraram que é possível obter um aumento significativo na engorda da tilápia, quando comparado com os resultados obtidos com o trato manual, num teste realizado simultaneamente, sob as mesmas condições. Sendo assim, em Tupaciguara, o produtor acredita que, com o uso do tratador fabricado pela Marcsystem e com o ganho obtido na engorda em menor tempo, irá despescar uma safra a mais por ano.

REDUÇÃO DE DISTÃNCIAS PERCORRIDAS

O uso do Tratador Eletrônico Flutuante Marcsystem também reduz drasticamente as distâncias percorridas pelas embarcações, proporcionando economia tanto na mão de obra como no combustível. As tabelas mostram a comparação entre as distâncias mensais percorridas, necessárias para alimentar tanques-rede com alevinos e juvenis utilizando o trato manual (Tabela 1) e utilizando o Tratador Eletrônico Flutuante Marcsystem (Tabela 2). Os resultados mostram que o manejo com o trato manual exige que se percorra mensalmente uma distância que pode variar de 180 a 300 km, dependendo do número de tanques-rede. Já com o uso do Tratador Eletrônico Flutuante Marcsystem essas distâncias percorridas variam de 3,6 a 6 km, dependendo do número de tanques-rede utilizados.

InformeMark_tab01

InformeMark_tab02

InformeMarckSystem_03

Veja vídeo no site www.comedouroeletronico.com.br ou https://www.facebook.com/ComedouroEletronico?ref=hl e também http://www.youtube.com/watch?v=WGuJCo9FYN8


MARCSYSTEM DO BRASIL
Fone: (44) 3017-6040
www.marcsystem.ind.br
www.comedouroeletronico.com.br
www.facebook.com/ComedouroEletronico