TREVISAN lança “Propulsor O3” um equipamento ecologicamente correto, economicamente viável e comprovadamente eficiente

Inspirada nas atuais dificuldades enfrentadas pelos carcinicultores e acreditando no constante desenvolvimento da aqüicultura brasileira, a Trevisan Equipamentos Agroindustriais Ltda., criou um equipamento que une um gerador de ozônio de alta capacidade ao seu já consagrado aerador propulsor. Dessa forma, a empresa torna viável economicamente aos aqüicultores brasileiros, a mesma tecnologia do ozônio empregada com sucesso na aqüicultura mundial.

O Propulsor O3 da Trevisan é o mais novo aliado das fazendas de cultivo para o tratamento de efluentes, melhoria de qualidade de água e combate às doenças. O ozônio (O3) é um potente agente oxidante que tem sido amplamente utilizado na aqüicultura com o objetivo de desinfecção e melhora da qualidade de água. Tem a vantagem de possuir uma rápida velocidade de atuação e de gerar como subproduto final o oxigênio. São muitas as pesquisas científicas que comprovam a eficiência do ozônio na prevenção e no controle de doenças que atingem organismos aquáticos cultiváveis.

A instalação do Propulsor O3 deve ser feita no viveiro de abastecimento e decantação, bem como no viveiro de tratamento de efluentes, tratando dessa forma, toda a água que entra e sai da fazenda. A instalação não é recomendada dentro dos viveiros de cultivo, pois em cada viveiro existe uma micro biota que deve ser preservada, por fazer parte da cadeia alimentar.

Segundo Luiz Felipe de Menezes, engenheiro de aqüicultura da Trevisan, entre os vários benefícios da adição de ozônio na água, destacam-se: 1- É ambientalmente correto, pois substitui a utilização de produtos químicos como o cloro; 2 – É eficaz na eliminação de vírus e bactérias; 3 – Possui amplo espectro de ação; 4 – Tem como subproduto o O2; 5 – É um poderoso oxidante; 6 – Elimina metais pesados da água; 7 – Reduz o nível de coliformes fecais; 8 – Oxida pesticidas e herbicidas presentes na água; 9 – Reduz a Demanda Química e Biológica de Oxigênio; 10 – Não altera o pH da água, e 11- Sua utilização é aprovada pelo FDA (USA).