UFRN/EAJ oferece curso gratuito de alto nível à distância para piscicultores

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte, através da Escola Agrícola de Jundiaí, está oferecendo pelo Programa Novos Caminhos, 3000 vagas relacionadas diretamente à aquicultura.

O Programa Novos Caminhos foi estruturado pelo Ministério da Educação para fomentar a Educação Profissional e Tecnológica através de cursos presenciais. Entretanto, com a pandemia, os cursos passaram a ser oferecidos a distância (EAD), com a vantagem de oferecer a oportunidade para um número bem maior de pessoas.

Neste sentido, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte, através Escola Agrícola de Jundiaí , está oferecendo 3000 vagas para cursos na área de Piscicultura, Aquicultura Ornamental e Processamento de Pescado. Todos os cursos são gratuitos e contam com conteúdo mínimo de 160 horas. As inscrições estão abertas no site novoscaminhos.ufrn.br até o dia 27/07.

Os cursos

Aquicultor – Produção comercial de peixes

Vagas: 2500 – Carga Horária: 160 horas

Este curso é destinado a jovens e adultos que já atuam na área de piscicultura ou que desejam ingressar na atividade. É ainda uma possibilidade para que autônomos, estudantes, empresários, produtores rurais, urbanos, aquicultores, extensionistas e demais interessados, possam para buscar uma ampliação do conhecimento através da capacitação técnica.

Sobre o curso: Conhecer os princípios do cultivo de peixes; Conceitos básicos, panorama, cadeia produtiva; Características de espécies, anatomia externa, interna e fisiologia; Sistemas de produção, manejo e elaboração de projetos; Reprodução, nutrição, alimentação, processamento das principais espécies cultiváveis além de noções para gestão deste Agronegócio.

Produção comercial de peixes ornamentais

Vagas: 300 Carga Horária: 160 horas

O Curso de Produção comercial de peixes ornamentais é destinado a aquaristas iniciantes ou experientes que pretendem fazer da experiência do hobby, uma atividade comercial. É ainda uma possibilidade para autônomos, estudantes, empresários e demais interessados para buscar uma capacitação técnica e futuramente atuar no mercado da aquicultura ornamental e aquariofilia.

Sobre o curso: Conhecer o funcionamento da cadeia produtiva dos ornamentais. Conceitos básicos, panorama, mercado; Manejo da qualidade da água e produção de alimentos vivos; Características das principais espécies cultiváveis; Sistemas de produção utilizados; Manejo reprodutivo, nutricional, embalagem, transporte, além de noções para gestão deste agronegócio.

Operador em beneficiamento de pescado

Vagas: 200 – Carga Horária: 160 horas

O Curso de Operador em beneficiamento de pescado é destinado a estudantes e profissionais que desejam aprimorar conhecimentos em boas práticas de Manipulação de alimento e na tecnologia e beneficiamento do pescado, contribuindo para sua inserção e/ou a sua atuação nas indústria, cooperativas e associações de beneficiamento do pescado ou como empreendedor.

Sobre o curso: Conhecer as boas práticas de manuseio, higiene e conservação do pescado; Reconhecer as características do pescado fresco e os sinais de um pescado deteriorado;  Legislação Brasileira de comercialização do pescado; Controle de qualidade na comercialização do pescado; Formulação de rendimentos, custos e planilhas para a obtenção do preço de comercialização dos produtos beneficiados; Identificação dos principais requisitos na escolha dos locais para o beneficiamento do pescado.

Inscrições até o dia 27 de julho e mais informações em: novoscaminhos.ufrn.br