Vacina comercial: uma ferramenta indispensável para sua produção

Entender o funcionamento das vacinas e estar bem orientado por profissionais capacitados ajuda o piscicultor a tomar as melhores decisões, de acordo com a MSD Saúde Animal


As vacinas são um componente importante de um programa de saúde eficaz para quase todas as espécies de animais. Uma vacina é uma preparação biológica contendo microrganismos, componentes de microrganismos ou subprodutos de microrganismos que, quando administrada à espécie animal alvo, resulta no desenvolvimento de imunidade ativa a um determinado patógeno ou grupo de patógenos. As vacinas podem ser fabricadas a partir de patógenos inteiros, de toxinas produzidas por patógenos ou de um único componente antigênico de um patógeno. 

Uma vacina é composta por diversos elementos, sendo os mais importantes o antígeno e o adjuvante. O componente antígeno de uma vacina é o patógeno real ao qual o sistema imunológico do animal vacinado responderá e que resulta em imunidade ativa a esse patógeno. O componente adjuvante é a porção líquida da vacina que suspende e estabiliza o antígeno em solução e possibilita a injeção. 

No entanto, o componente adjuvante é muito mais que apenas um veículo de entrega do antígeno. O adjuvante utilizado na fabricação de uma vacina para determinada espécie animal contra um patógeno específico é fundamental no desenvolvimento de uma resposta imune eficaz e robusta do animal vacinado ao patógeno. O componente adjuvante de uma vacina também é essencial para o início da imunidade e da duração da imunidade pós-vacinação. 

Quando uma vacina comercial está sendo desenvolvida para aprovação, tanto o componente antigênico quanto o componente adjuvante são testados e avaliados intensivamente. Os seguintes aspectos de uma vacina comercial são avaliados cientificamente: a otimização da expressão antigênica, o processamento de manipulação de antígenos, a potência do antígeno, o equilíbrio do antígeno e a interação do antígeno com potenciais adjuvantes. 

O adjuvante que está sendo considerado para uso em uma vacina também deve ser avaliado. Seu papel é aumentar a resposta do sistema imunológico a um antígeno e não inibir a resposta do sistema imunológico do animal vacinado. Além disso, o adjuvante deve ser testado para garantir que não haja consequências negativas, como aderências, abscessos ou outros eventos adversos, resultantes do próprio adjuvante ou da combinação antígeno e adjuvante na espécie-alvo do animal. 

As vacinas comerciais licenciadas devem atender a uma longa lista de padrões de segurança e eficácia antes de serem aprovadas para uso pelas autoridades regulatórias. Dessa forma, elas devem demonstrar excelente eficácia e segurança com estudos de desafio em animais contra todos os patógenos no rótulo, e devem demonstrar que a quantidade aprovada de antígeno está presente em todos os lotes do imunizante. E ainda precisam comprovar que não existem contaminantes, outros agentes patogênicos potenciais ou organismos vivos não intencionais presentes no lote da vacina antes da sua venda. 

Toda vacina comercial deve passar por testes que demonstrem o período de validade em que o preparado imulógico permanece potente. O piscicultor também deve ter certeza de que todos os lotes da vacina licenciada atendem ao preconizado pela legislação brasileira. Vale ressaltar que as vacinas da MSD Saúde Animal são fabricadas de acordo com especificações e padrões rigorosos de pureza, potência e eficácia, com extensos programas e testes de QA/QC (sigla em inglês para garantia de qualidade e controle de qualidade).

Uma história de inovação e sucesso

Com mais de um século de experiência – o que a mantém na vanguarda – a MSD Saúde Animal integra a plataforma de soluções em saúde e tecnologia, que reúne produtos pioneiros e inovadores para aquicultura. Assim, contribui constantemente para a evolução da cadeia com soluções que unem ciência e tecnologia para promover sanidade, produtividade e bem-estar animal.

Há 11 anos a MSD Saúde Animal lançou a vacina monovalente, a AQUAVAC Strep SA, que é indicada para imunização ativa contra a streptococose, causada pela bactéria Streptococcus agalactiae. Desde então, a companhia avançou ao longo dos anos, atualizando seu portfólio e acrescentando novos produtos adequados para os desafios do momento. Com a chegada da primeira vacina bivalente, a AQUAVAC Strep SA1, garantiu imunização para os sorotipos 1a e III. 

Em 2021 apresentou a vacina AQUAVAC Strep Sasi, de composição inédita, com proteção frente às cepas de Streptococcus agalactiae Ib e S. Iniae, contendo também um inédito adjuvante que ajuda a prolongar sua eficácia em campo. E, para compor o pacote de soluções frente às estreptotocoses, a AQUAVAC Strep 4, que integra a linha AQUAVAC STREP, já consolidada no mercado, que confere proteção frente a todos os tipos e sorotipos dessa enfermidade.

A inovação é uma de nossas bases. Desenvolvemos produtos de qualidade que apoiam a saúde e o bem-estar animal. E, por conta disso, desde 2023 disponibilizamos a todo o mercado a revolucionária AQUAVAC IridoV, a primeira vacina para prevenção e controle do Iridovírus (ISKNV), que atualmente representa o maior desafio sanitário para a tilapicultura nacional. A AQUAVAC IridoV é uma solução única e inovadora para o maior desafio enfrentado pela indústria aquícola brasileira. Desenvolvida pela MSD Saúde Animal, essa vacina foi especialmente formulada para combater eficazmente o vírus ISKNV, responsável por causar grandes prejuízos na produção de peixes. 

Com a AQUAVAC IridoV, os produtores podem ter a confiança de que seus animais estão protegidos e a sua produção, mais segura.

A MSD Saúde Animal reafirma seu compromisso com a indústria aquícola nacional, focando em oferecer soluções inovadoras e de alta qualidade para garantir a saúde dos peixes e o sucesso dos produtores. Estamos empenhados em apoiar o setor aquícola em todas as etapas, desde a prevenção de doenças até a produção de alimentos seguros e sustentáveis. Conte conosco para continuar impulsionando o crescimento e o desenvolvimento da aquicultura no Brasil. 

Para obter mais informações sobre nossos produtos e selecionar o programa de vacinação mais adequado e eficiente, entre em contato com nossos representantes regionais da MSD Saúde Animal.