Vaxxinova participa do X Encontro dos Projetos de Pesca e Aquicultura no Piauí

Entre os assuntos discutidos no evento estão as doenças na tilapicultura: patógenos e estratégias de controle

Aconteceu, na última semana, o X Encontro dos Projetos de Pesca e Aquicultura no auditório da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar) em Parnaíba, Piauí. O evento contou com a participação de Santiago Benites, gerente de marketing de Aquicultura da Vaxxinova. “Compartilhamos nossas experiências sobre as principais doenças que mais afligem a criação de tilápias, com destaque para os agentes que ocorrem no Nordeste brasileiro. Há anos realizamos o acompanhamento de diferentes fazendas que criam tilápias na região, com ações de monitoramento de patógenos e entrega de soluções por meio de nossa linha de vacinas autógenas Govaxx, com as quais temos alcançado resultados superiores de proteção”, explicou Santiago.

Segundo Rafson Varela, chefe de apoio técnico da Codevasf, o evento pretende incentivar os projetos comunitários beneficiados a mostrarem suas experiências diárias no desenvolvimento na pesca e produção de peixes. “Ele ocorre desde 2013, sendo realizado em parceria com entidades beneficiadas pelos projetos, instituições e órgãos federais, estaduais e municipais e fornecedores de materiais e insumos. Na edição deste ano, contou com representantes de 18 municípios e de 5 estados” disse.

A programação foi composta por 14 palestras e quatro mesas-redondas que abordaram temas relevantes direcionados às atividades de pesca e aquicultura.  Em sua palestra sobre “Doenças na tilapicultura: patógenos e estratégias de controle”, Santiago ressaltou que, mesmo com as dificuldades dos últimos 8 anos, a produção nacional de peixes cresceu 45% neste período. “Atrelado ao crescimento da atividade, naturalmente os desafios sanitários se intensificam. Portanto, é necessário trabalharmos no monitoramento e controle destas doenças, num programa sanitário arrojado, para proporcionar a produção de pescado saudável e seguro ao consumidor final. Estes são pontos essenciais para que possamos oferecer alimentos de qualidade ao mercado”, salientou. 

O gerente também destacou que a Vaxxinova é a empresa líder de mercado na customização da gestão sanitária no mercado Aqua brasileiro, onde disponibiliza seu portfólio robusto de vacinas autógenas contra os principais agentes bacterianos que afligem a criação de tilápia. “Dentre as quais, destacam-se diferentes combinações de vacinas contra as estreptococoses, bem como contra a lactococose, que é uma doença emergente para tilápias, além de soluções combinadas contra a franciselose”, completou.

Vaxxinova:

A holandesa Vaxxinova pertencente ao grupo alemão EW (holding de propriedade familiar especializada em genética, saúde e nutrição animal), atua no Brasil desde 2018, quando adquiriu o Laboratório Biovet, que já atuava no mercado de saúde animal do Brasil e América Latina desde 1957.

Com sede na cidade de Vargem Grande Paulista, a companhia é especializada na prevenção de doenças em animais de produção e também em cuidado e longevidade aos pets. A empresa opera em mais de 50 países e tem sede em Nijmegen, na Holanda, com centros de pesquisa e unidades produtivas e de diagnóstico na Alemanha, Itália, Noruega, Japão, Jordânia, Holanda, USA e Brasil. Para saber mais sobre a empresa, acesse o site