Visitas Técnicas do 5º ISTA e Informe

Estão sendo agendadas duas alternativas para visitas técnicas, ambas programadas para o dia 7 de setembro, quando estarão encerradas as atividades no Centro de Convenções. As visitas dependerão de um número mínimo de interessados, que deverão efetuar suas reservas até o dia 20 de agosto. A coordenação do evento se reserva o direito de cancelar as visitas caso não haja uma adesão suficiente.

Visita 1 – Fazenda Santa Isabel

Meio de Transporte: translado até aeroporto/avião
Preço: R$ 550,00

A Fazenda Santa Isabel, foto de capa nesta edição, existe há 28 anos e há 3 anos se dedica ao cultivo de tilápias Saint Pierre, atualmente o centro das atenções das atividades produtivas da fazenda. Está localizada em Jundiaí – SP, a 50 minutos de avião do Rio de Janeiro. Os visitantes embarcarão em ônibus da porta do Hotel Sofitel Rio Palace, às 7:00 do dia 7 de setembro, se dirigirão ao aeroporto Santos Dumont e de lá seguirão de avião até Campinas – SP. Ao desembarcarem seguirão de ônibus até à Fazenda Santa Isabel, num percurso de aproximadamente 30 minutos. A programação da visita inclui o acompanhamento nas instalações da fazenda e almoço num restaurante próximo, antes do retorno ao Rio de Janeiro. Novamente no aeroporto Santos Dumont um ônibus levará os participantes de volta ao Hotel Sofitel Rio Palace. A chegada no hotel está prevista para às 18:00 hrs. A Fazenda Santa Isabel, foi uma das fazendas escolhidas pelo Carrefour para receber o Selo de Garantia de Origem, conquistado pelo uso de tecnologia de ponta no cultivo de suas Saint Pierre, marca registrada pelo marketing da empresa, que as comercializa ainda vivas para 250 estabelecimentos paulistas. Por serem transportados diretamente da fazenda para hotéis e restaurantes em caixas térmicas com oxigênio, os peixes chegam para os cozinheiros de hotéis e restaurantes finos de São Paulo ainda vivos e sem estresse ou processados em sua unidade de beneficiamento. A fazenda importou de Israel suas matrizes para criar um novo conceito gastronômico do peixe. A qualidade do produto é garantida pelo Ministério da Agricultura, que concedeu à sua central de abate o SIF, certificado fornecido pelo Serviço de Inspeção Federal. Toda a água utilizada no processo de cultivo dos peixes nasce na própria fazenda e é preservada e tratada para ser reutilizada no próprio cultivo. Os restos naturais da piscicultura são também aproveitados para a agricultura da fazenda, em forma de adubo natural. Mais informações sobre a fazenda no site: www.fazenda-sta-isabel.com.br

Visita 2 – Saboral Alimentos

Meio de transporte: ônibus refrigerado Preço: R$ 95,00

A visita às instalações da empresa, que atua no ramo de processamento e distribuição de pescados, será feita através de ônibus. O grupo sairá da porta do Hotel Sofitel Rio Palace às 7 horas do dia 7 de setembro e se dirigirá a Leopoldina-MG, a aproximadamente 4 horas de ônibus do Rio de Janeiro (268 km).

A programação da visita terá o acompanhamento de um técnico da empresa Saboral Alimentos e incluirá almoço nas proximidades da empresa. O retorno ao Rio de Janeiro será feito no mesmo dia, com chegada prevista na porta do Sofitel Rio Palace ao redor das 21:00 hrs. O Projeto Tilápia da Saboral, o mais novo empreendimento da empresa, trabalha com abate e comercialização de tilápias a partir de um sistema de integração com produtores rurais da região da Zona da Mata Mineira que abrangerá no total uma área de 230 hectares de lâmina d’água para criação e desenvolvimento da tilápia que geram uma expectativa de produção de 4 mil toneladas/ano. O Projeto Tilápia da Saboral se sustenta em três modalidades de parceria: integração plena, onde a empresa se compromete em adquirir toda a produção de tilápias depois de ter fornecido ao produtor a assistência técnica, os insumos e os alevinos; produção em parceria, em que a empresa dá assistência técnica e a garantia de compra de toda a produção, mas os custos com alevinos e insumos são por conta do produtor e a produção independente, em que a Saboral garante a compra dos peixes, de acordo com seus padrões de qualidade, ficando por conta do produtor todos os gastos necessários ao cultivo. A empresa, que atua no ramo de processamento e distribuição de pescados, comercializou no ano passado mais de 5.000 toneladas de produtos acabados, o que representou mais de 15.000 toneladas de peixes vivos. Para este ano, a expectativa da empresa é que esse volume atinja 20.000 toneladas. O mix de produtos da Saboral conta atualmente com cerca de 35 espécies de pescado, sob 72 diferentes formas de apresentação. Sua distribuição atinge cerca de 12.000 pontos de venda, cobrindo um mercado de cerca de 45 milhões de consumidores. A Saboral Alimentos abriga um frigorífico com capacidade para receber e processar 600 toneladas por mês de pescados vivos e frescos e cuja capacidade de re-processamento é superior a 1.500 toneladas mensais. Na sua construção foram empregados a tecnologia e os equipamentos mais modernos disponíveis no mercado e sua área construída é de aproximadamente 4.300 metros quadrados. Produção com responsabilidade social e respeito ao meio ambiente é parte integrante da política da empresa, por isso, a Saboral associou-se ao Instituto Ethos de Empresas de Responsabilidade Social e figura como uma das primeiras empresas signatárias do compromisso “Global Compact”, projeto que pretende promover a cidadania global, conduzido pessoalmente pelo Sr. Kofi Annan, secretário geral das Nações Unidas. Outras ações nessa área são atendidas através do Programa Saboral de Cidadania Coorporativa e da Fundação Saboral. Com vistas a certificação ISO 14.000, muito em breve 100% dos resíduos gerados pela indústria, bem como a totalidade da água, serão reciclados e tratados, sem nenhum tipo de prejuízo para o meio ambiente. Mais informações sobre a Saboral Alimentos podem ser obtidas no site: www.saboral.com.br


Informe do ISTA

Lançamentos editoriais – Estão programados até o momento três importantes lançamentos editoriais durante o 5º ISTA. Um deles é o brasileiro Fernando Kubitza, que tem capítulos sobre a produção de tilápias no mundo; a situação das principais espécies e suas características; híbridos vermelhos; qualidade da água; sistemas de produção; planejamento da produção; manejo nutricional e alimentar; reprodução e reversão sexual; doenças, além de processamento. O segundo livro é o Tilapias: Biology and Exploitation de Malcom Beveridge and Brendan Mac Andrew publicado pela Kluwer Publishers e o terceiro lançamento editorial é o segundo volume do livro “Tilapia Aquaculture in the Américas”, uma coletânea de especialistas da tilapicultura, publicada pela WAS – World Aquaculture Society.

Trabalhos – Foram selecionados para apresentação no 5º ISTA cerca de 85 trabalhos de técnicos e cientistas brasileiros e estrangeiros cujos temas estão relacionados ao desenvolvimento da tilápia na África, na América do Sul e em outras regiões; crescimento; saúde e doenças; nutrição; aqüicultura integrada a outros sistemas; manejo de viveiros; tanques-rede; processamento e produtos; reversão sexual; genética e reprodução.

Inscrições – Você que está se organizando para vir ao Rio de Janeiro em setembro, não esqueça que até 31 de julho você tem desconto nas inscrições antecipadas. Sua inscrição lhe permite a entrada em todas as Seções Técnicas e na Feira de Produtos e Serviços. Você receberá uma cópia dos Anais do 5º ISTA com a íntegra dos trabalhos apresentados e participará de um jantar oferecido pelo presidente da American Tilapia Association. Além disso, você vai passear também no Pão de Açúcar, o mais belo ponto turístico da Cidade Maravilhosa. Saiba mais sobre o evento no nosso site: www.panoramadaaquicultura.com.br

Feira de Serviços e Negócios – A Feira que acontecerá paralela ao 5º ISTA se realizará no Centro de Convenções do Hotel nos dias 4, 5 e 6 de setembro já conta com a participação de 24 empresas. Já reservaram seus estandes a Agribrands Purina do Brasil; Aqua & Imagem; Aquatic Eco Systems; Departamento de Pesca e Aqüicultura do MA; Bahia Pesca; Bass Aquicultura; Belgo Mineira Bekaert; Bernauer Aquacultura; Codevasf; Engepesca; Estação de Piscicultura Aquabel; Frigorífico Gerbi; Kitela; Grupo MPE; Mogiana Alimentos; Piscicultura Lago Azul; Nutron Alimentos; Recolast; Socil Guyomarc’h; Supra Alimentos; Trevisan Equipamentos e, obviamente, a American Tilapia Association e a Panorama da Aqüicultura. Restam poucos estandes.

Palestrantes confirmados – Ainda não está totalmente composta a lista dos especialistas nacionais e internacionais que participarão como palestrantes do 5º ISTA e muitos outros nomes estarão sendo contatados. Até o fechamento desta edição a ATA já pode confirmar as presenças de: Aécio da Silva, da Universidade do Arizona/World Bank – USA; Bem Heijne, da Tilapia International Foundation – Holanda; David Little, da Universidade de Stirling/Asian Institute of Technology – Escócia e Tailândia; Eucario Leyva, da Cordemex – México; Graham Mair, da Universidade de Swansea/Asian Institute of Technology – Wales/Tailândia; Fernando Kubitza da Aqua & Imagem Serviços – Brasil; Jean François Baroiller da CIRAD – França; José do Patrocínio, da Estação de Piscicultura da CHESF – Brasil; Kevin Fitzsimmons, da Universidade do Arizona e vice-presidente da American Tilapia Association – USA; Kwei Lin, da Asian Institute of Technology – Tailândia; Len Lovshin – da Universidade de Auburn – USA; Marcelo Acácio Chammas, da Saboral Alimentos – Brasil; Oyedapo Fagbenro, da Universidade Federal da Nigéria; Phil Klesius, do Agriculture Research Service – USDA – USA.

Cidade Maravilhosa – Aos 435 anos o Rio de Janeiro é, segundo a Secretaria Especial de Turismo, a cidade do país mais visitada por estrangeiros e tem, nada mais nada menos que, 153 eventos programados até dezembro, entre eles o 5º ISTA. Estiveram na Cidade Maravilhosa, entre dezembro do ano passado e março deste ano, 2,1 milhões de turistas nacionais e estrangeiros e, numa recente pesquisa da Riotur sobre o índice de satisfação dos visitantes foi apontado que 99% dos entrevistados recomendarão a cidade a parentes e amigos. Portanto, prepare-se para também passear e desfrutar das belezas do nosso lugar quando vier para ao ISTA. Antes porém, duas dicas: visite os sites: www.riodejaneiro.com.br e www.rio.rj.gov.br/guiacultural/ onde você poderá achar boas informações sobre entretenimento, cultura, transportes, gastronomia, diversão noturna, hotelaria, passeios e tudo o mais. Até setembro.