WAS em Recife Convocará Novos Associados

A Sociedade Mundial de Aqüicultura – WAS, estará no Aquacultura’98 recebendo em seu estande novos filiados brasileiros.

Há quase 20 anos no estado de Luisiana nos Estados Unidos, 45 aqüicultores pioneiros se encontraram com o propósito de discutirem informalmente os programas de pesquisa e o interesse das empresas privadas pela atividade. Ao final da reunião que durou dois dias, concluíram que o encontro, de tão proveitoso, deveria acontecer de forma regular para que pudessem continuar desenvolvendo suas pesquisas.

Ficou acertado então, que os encontros da sociedade deveriam se repetir uma vez por ano e assim, foi fundada em 1970 a World Aquaculture Society, com o objetivo de coordenar esses encontros para que fossem disseminadas informações técnicas e apresentadas aos seus membros as últimas novidades relacionadas à aqüicultura. O grupo estabeleceu também que as pessoas designadas para a sua direção seriam sempre eleitas e não receberiam pagamentos por isso.

Desde o seu início, lá em Luisiana até os dias de hoje a WAS ampliou o seu quadro de associados para 2.500 membros de 85 países unindo-se à outras entidades, como a Sociedade Caribenha de Aqüicultura, a Sociedade Canadense de Aqüicultura e a Sociedade Asiática de Pescados e, também fundou capítulos nos EUA, América Latina, Japão e sudeste da Ásia para melhor focalizar a aqüicultura dessas regiões e as suas necessidades. Além destes, outros capítulos da WAS estão em estudo para serem fundados, com a intenção de integrar ainda mais os aqüicultores ao redor do mundo.

Os encontros periódicos da WAS têm recebido, freqüentemente, participantes da Europa, Ásia, África, Austrália e Américas e nos últimos anos vários países abrigaram os encontros anuais da sociedade, como o México, Costa Rica, Itália, EUA, Equador, Canadá, Espanha e Tailândia. A estrutura desses encontros incluem seções técnicas, painéis de discussões e uma grande feira que atrai inúmeras empresas de toda a parte do mundo pela grande oportunidade de oferecer seus produtos e de apresentar as últimas novidades para o maior público ligado ao setor. Esses encontros anuais se traduzem numa grande confraternização e numa preciosa integração de toda a comunidade aqüícola que busca a troca de tecnologia e bons negócios.

Publicações

A WAS edita trimestralmente, em inglês, o jornal da sociedade que contém artigos científicos e resultados de pesquisas e, a revista World Aquaculture, uma misto de matérias sobre as novidades da aqüicultura, desenvolvimentos regionais e artigos do tipo “como fazer”. Também tem editado uma série de publicações especiais que estão disponíveis aos seus associados, além de um outro diretório dos membros da sociedade.

Benefícios

Além de receber a revista da entidade, o jornal e obter preços reduzidos em todas as suas publicações, o associado da WAS ganha substanciais descontos nos registros e taxas de inscrição dos eventos promovidos pela sociedade. A filiação na World Aquaculture Society pode ser um bom presente para quem está ligado ao desenvolvimento da atividade, seja um estudante, mestre ou empresário.

O “Aquacultura Brasil 98” que acontece em novembro em Recife-PE estará abrigando o encontro do Capítulo Latino Americano da WAS. Na ocasião, os brasileiros interessados em se filiar a Sociedade Mundial de Aqüicultura e desfrutar de seus benefícios, terão oportunidade de fazê-lo em seu estande.