WAS`98 recebeu representantes de 80 diferentes países

Las Vegas possui a maior capacidade hoteleira do mundo. Mesmo assim, quem não fez reservas na véspera do WAS’98 penou ao tentar conseguir um quarto para passar a noite. Não que o evento tenha atraído tantos milhares de aqüicultores assim, mas porque na ocasião, festejava-se o Valentine’s day o dia dos namorados americanos, motivo suficiente para superlotar os mais de 100 mil quartos distribuídos nos muitos hotéis temáticos da cidade, fazendo com que noivas vestidas a caráter transitassem a pé pelas ruas, verdadeiras parafernálias cenográficas.

Os hotéis temáticos, mania local, são gigantescas construções com fachadas e interiores decorados segundo um determinado tema.Desta forma, o Hotel New York New York, vai se deparar com uma réptica da “estátua da libedade”; no Caesar Palace, famoso por seu teto de falso ar livre, se impressioná com a suntuosidade romana, e no Tropicana se deslumbrará com o visual típico da Polinésia. Todos no fim, querem é disputar a preferência do jogador e atrair dinheiro para os seus cassinos. O tema que, de fato iguala todo o comércio da cidade é money, money & money.

Oásis

Para os aqüicultores de todo o mundo obrigados a circular entre os tilintares das máquinas caça-níquel e impressionantes crupiers, o maior encontro da Sociedade Mundial da Aqüicultura era, no mínimo, um oásis naquele deserto abarrotado de doidos. O Bally’s, um do tradicionais hotéis de Las Vegas, abrigou o evento que atraiu segundo dados oficiais, um público de 3.700 pessoas provenientes de 80 países, entre elas, 38 brasileiros. Como de costume, o WAS abriu suas portas com um amigável encontro entre os participantos que, desta vez, se deliciaram com o farto banquete de peixes e comida mexicana oferecido pelos organizadores, incansáveis no esmero da produção do evento, que transcorreu com pleno profissional.

De 15 a 19 de fevereiro, durante todo o dia, 12 sessões ocorreram simultaneamente, quando foram apresentadas quase 700 palestras, ocupando vários ambientes. Na feira de negócios, 240 empresas montaram estandes com seus produtos e apresentaram as úmtimas novidades com destaque para equipamentos voltados para a produção intensiva, mostrando uma tendência do setor.

Rio de Janeiro

As associações patrocinadoras do evento, como tradicionalmente ocorre, aproveitaram para realizar suas reuniões anuais.

Na reunião da ATA – American Tilapia Association, o plenário manifestou-se favorável à proposta da atual diretoria de promover o V ISTA – International Simposium on Tilápia Aquaculture na cidade do Rio de Janeiro- RJ no ano 2.000. A Flórida Aquaculture Association agendou seu encontro em Tampa para janeiro de 1999; a Naional Shellfisheries Association, em abril em Nova Escócia. Ao término do evento, ficou para todos o convite para o próximo WAS, que acontecerá de 26 de abril a 2 de maio de 1999 em Sydney na Austrália.