Em 18 e 19 de fevereiro de 2008 será realizado em Jaboticabal, SP, o Workshop Internacional sobre Criação de Tilápias e outros Ciclideos, como parte das atividades do Aquaculture & Fisheries Collaborative Research Support Program – Host Country Principal Investigator Exchange Project (AquaFish CRSP HC-PI), do qual Maria Célia Portella, docente da UNESP, Jaboticabal, SP, participa como representante do Brasil. Nessa oportunidade estarão presentes investigadores da África do Sul, Vietnã, Gana, Filipinas, China e México, além dos coordenadores americanos do AquaFish CRSP.
O Programa CRSP HC-PI, faz parte da USAID (United States Agency for International Development, EUA) e já foi desenvolvido com sucesso entre 2004-2006, envolvendo os seguintes países: México, Honduras, Quênia, Tailândia e Filipinas. Agora, na segunda fase, participarão o Brasil, África do Sul, Gana e Vietnã.
No programa AquaFish CRSP HC-PI, com forte caráter social e visando o desenvolvimento da aqüicultura familiar para a erradicação da fome, os investigadores líderes de cada país fazem visitas de 5-7 dias, em grupo, aos países participantes, durante as quais conhecem as técnicas usadas, discutem possibilidades de implantação de novas tecnologias e sistemas de produção, buscando soluções para o desenvolvimento da atividade. A realização de workshops e encontro com o setor governamental também ocorrem nessas visitas.
Assim, em outubro e novembro ocorreram visitas à África do Sul e Gana e, em dezembro, ao Vietnã. Entre os dias 18 e 23 de fevereiro de 2008, a anfitriã Maria Célia receberá toda a delegação para a fase brasileira. Durante os dois primeiros dias da visita está programado um Workshop em Jaboticabal, SP, quando os pesquisadores estrangeiros apresentarão uma visão geral da tilapicultura em seus países, visando o intercâmbio de informações com os vários setores envolvidos (produtores, extensionistas, estudantes, cientistas, prestadores de serviços, etc.). Representantes brasileiros de diversos segmentos também estarão presentes para apresentar o panorama da aqüicultura nacional. Esse evento será aberto ao público interessado, com entrada gratuita, mas com vagas limitadas. A divulgação será feita através do site do Centro de Aqüicultura da UNESP (www.caunesp.unesp.br). Além do AquaFish CRSP, o workshop em Jaboticabal contará também com o apoio do Caunesp, do Latin American and Caribbean Chapter of the World Aquaculture Society (LACC/WAS) e do CNPq.
Em seguida, o grupo do AquaFish CRSP partirá em visita a universidades, centros de excelência, diversas pisciculturas comerciais e públicas que praticam produção de alevinos e engorda usando diferentes sistemas de produção, além de indústrias de processamento e projetos sociais de produção familiar.