Workshop internacional sobre criação de tilápias e outros ciclideos

Em 18 e 19 de fevereiro de 2008 será realizado em Jaboticabal, SP, o Workshop Internacional sobre Criação de Tilápias e outros Ciclideos, como parte das atividades do Aquaculture & Fisheries Collaborative Research Support Program – Host Country Principal Investigator Exchange Project (AquaFish CRSP HC-PI), do qual Maria Célia Portella, docente da UNESP, Jaboticabal, SP, participa como representante do Brasil. Nessa oportunidade estarão presentes investigadores da África do Sul, Vietnã, Gana, Filipinas, China e México, além dos coordenadores americanos do AquaFish CRSP.

O Programa CRSP HC-PI, faz parte da USAID (United States Agency for International Development, EUA) e já foi desenvolvido com sucesso entre 2004-2006, envolvendo os seguintes países: México, Honduras, Quênia, Tailândia e Filipinas. Agora, na segunda fase, participarão o Brasil, África do Sul, Gana e Vietnã.
No programa AquaFish CRSP HC-PI, com forte caráter social e visando o desenvolvimento da aqüicultura familiar para a erradicação da fome, os investigadores líderes de cada país fazem visitas de 5-7 dias, em grupo, aos países participantes, durante as quais conhecem as técnicas usadas, discutem possibilidades de implantação de novas tecnologias e sistemas de produção, buscando soluções para o desenvolvimento da atividade. A realização de workshops e encontro com o setor governamental também ocorrem nessas visitas.

Participantes do AquaFish CRSP em visita à África do Sul: Maria Célia Portella (Brasil), Remedios Bolívar (Filipinas), Steve Amisah (Gana), Charles Ngugi (Quênia), Daniel Mayer (Honduras), Jim Bowman (EUA), Hillary Egna (EUA). Lourens De Wet (África do Sul), Khalid salie (África do Sul) e Nguyen Thanh Phuong (Vietnã). (Foto: MCP).
Participantes do AquaFish CRSP em visita à África do Sul: Maria Célia Portella (Brasil), Remedios Bolívar (Filipinas), Steve Amisah (Gana), Charles Ngugi (Quênia), Daniel Mayer (Honduras), Jim Bowman (EUA), Hillary Egna (EUA). Lourens De Wet (África do Sul), Khalid salie (África do Sul) e Nguyen Thanh Phuong (Vietnã). (Foto: MCP).

Assim, em outubro e novembro ocorreram visitas à África do Sul e Gana e, em dezembro, ao Vietnã. Entre os dias 18 e 23 de fevereiro de 2008, a anfitriã Maria Célia receberá toda a delegação para a fase brasileira. Durante os dois primeiros dias da visita está programado um Workshop em Jaboticabal, SP, quando os pesquisadores estrangeiros apresentarão uma visão geral da tilapicultura em seus países, visando o intercâmbio de informações com os vários setores envolvidos (produtores, extensionistas, estudantes, cientistas, prestadores de serviços, etc.). Representantes brasileiros de diversos segmentos também estarão presentes para apresentar o panorama da aqüicultura nacional. Esse evento será aberto ao público interessado, com entrada gratuita, mas com vagas limitadas. A divulgação será feita através do site do Centro de Aqüicultura da UNESP (www.caunesp.unesp.br). Além do AquaFish CRSP, o workshop em Jaboticabal contará também com o apoio do Caunesp, do Latin American and Caribbean Chapter of the World Aquaculture Society (LACC/WAS) e do CNPq.

Em seguida, o grupo do AquaFish CRSP partirá em visita a universidades, centros de excelência, diversas pisciculturas comerciais e públicas que praticam produção de alevinos e engorda usando diferentes sistemas de produção, além de indústrias de processamento e projetos sociais de produção familiar.