A Sociedade Brasileira de Aquicultura e Biologia Aquática (Aquabio) está pronta para a realização do X Aquaciência – Congresso Brasileiro de Aquicultura e Biologia Aquática que ocorrerá em Florianópolis/SC, no Centrosul, de 10 a 14 de abril de 2023, em formato presencial.
Promovido, a cada dois anos, o AQUACIÊNCIA é o maior e mais importante evento científico brasileiro da área de Aquicultura e Biologia Aquática, e este ano acontecerá juntamente com o
Atlantic Aquaculture International Conference (AAIC23), que traz uma programação especial que poderá ser aproveitada por todos os congressistas.
A temática central do evento “Conservar, Produzir e Inovar” propõe a uma ampla discussão sobre o papel da ciência, tecnologia e inovação como ferramentas imprescindíveis para a conservação e produção sustentável de organismos aquáticos.
Além do Congresso técnico-científico, a grande novidade deste ano é a I Mostra de Inovação, Tecnologia e Negócios na Aquicultura, AquaMit.
A AquaMit é um espaço destinado ao fomento do networking entre empresas, Agtechs, associações, governo e universidades e para divulgação de soluções inovadoras para o setor Aquícola. Os diferentes atores deste setor poderão debater e compartilhar suas experiências em inovação e empreendedorismo na Aquicultura, nas áreas de nutrição e alimentação, mecanização e automação, prevenção e controle de enfermidades, planejamento e gestão aquícola, sistemas de produção e tecnologia do pescado.
Leia também: Fenacam 2022 foi uma demonstração da disposição de crescimento do setor
Para os que chegarem para o primeiro dia
No seu primeiro dia (segunda-feira, 10/0) o Aquaciência 2023 oferecerá aos congressistas seis excelentes minicursos, ministrados por especialistas. São eles:
1. Redação científica
Ministrado pelo professor Bernardo Baldisserotto, da Universidade Federal de Santa Maria
2. A cadeia produtiva da macroalga Kappaphycus alvarezii em Santa Catarina
Ministrado por Alex Alves dos Santos, pesquisador da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina –. EPAGRI
3. Implementação de sistemas de monitoramento de dados ambientais automatizado: opções tecnológicas e custos
Ministrado por Luis Hamilton Pospissil Garbossa, pesquisador da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina –. EPAGRI
4. Aquaponia comercial: componentes, layout e operacionalização
Ministrando por Guilherme Luis Lenz, diretor de produção e cofundador da Verdeacqua Cultivos Sustentáveis, empresa fornecedora de biofertilizantes orgânicos e alimentos naturais produzidos com a técnica da aquaponia.
5. Introdução à modelagem ambiental aplicada a aquicultura
Ministrado por Ramiro Neves, da Universidade de Lisboa – Portugal
6. Extensão rural aplicada à aquicultura, como transformar conhecimento em prática de campo?
Ministrado por Fernanda Queiróz e Silva, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação da Prefeitura Municipal de Joinville.
Para mais informações sobre o Aquaciência, seus minicursos e formulário de inscrição acessar https://www.aquaciencia2023.aquabio.com.br/