XII FENACAM

Com a adesão de inúmeros participantes, a XII Feira Nacional do Camarão foi considerada um sucesso pela comissão organizadora e comemorada pela indústria aquícola


Por: Jomar Carvalho Filho
[email protected]
Editor chefe da revista Panorama da AQÜICULTURA

Após o significativo amadurecimento e desenvolvimento da aquicultura brasileira, também é fundamental e obrigatório para o setor aumentar a sua visibilidade externa. E, nada melhor para atingir essa meta, que um encontro da magnitude da Fenacam. O setor da aquicultura no país conta hoje com um número expressivo de associações, indústrias, produtores, estudantes e pesquisadores e apresenta um sólido desenvolvimento que impressiona os estrangeiros, ávidos por fazerem parte desse nosso mercado promissor. Temos no Brasil uma produção científica que precisa ser mais conhecida e difundida, e dela muito se pode extrair para que a atividade se torne ainda mais consistente.

As versões anuais da Fenacam sempre ajudaram bastante na difusão desse conhecimento, razão pela qual seduzem tanto os aquicultores como o nosso meio acadêmico. Seus congressos pautam por uma abordagem que privilegia especialmente as inovações relacionadas aos principais gargalos da indústria, motivo da grande atração que exercem sobre nossos especialistas.

Desde a sua primeira versão, a revista Panorama da AQÜICULTURA se faz presente no evento, no sentido de estreitar de forma sólida e contínua as relações com seus leitores e empresas parceiras. Essa parceria, de maneira especial, tem dado frutos que se traduzem em mais informação e disseminação do conhecimento científico voltado para os aspectos práticos do dia a dia.

O já tradicional evento brasileiro proporcionou mais uma vez aos participantes, um maior contato das sociedades internacionais com a nossa academia e indústria aquícola e, esse intercâmbio dos palestrantes estrangeiros com os brasileiros interessa a todos nós. Parabéns aos organizadores. A Fenacam 2015 foi novamente um grande sucesso!


A Fenacam aconteceu no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza, entre os dias 16 e 19 de novembro. Foi uma realização da Associação Brasileira de Criadores de Camarão (ABCC) que contou este ano com a parceria do Capítulo Latino Americano e do Caribe da Sociedade Mundial de Aquicultura (LACC/WAS). De forma simultânea e independente foram realizados a Conferência Latino Americana e Caribenha de Aquicultura (LACQUA´15), o Encontro Sul-Americano de Aquicultura da Sociedade Mundial de Aquicultura (SARA´15), o XII Simpósio Internacional de Carcinicultura, o IX Simpósio Internacional de Aquicultura; a XII Feira Internacional de Serviços e Produtos para Aquicultura, o Evento Técnico Anual do LACC/WAS (Capítulo Latino Americano e do Caribe da Sociedade Mundial de Aquicultura) e o XII Festival Gastronômico de Frutos do Mar, que, pelo segundo ano seguido, deixou os congressistas com saudades dos seus aromas e sabores.

 


Fenacam

Na solenidade de abertura da Fenacam 2015, o presidente da Associação Brasileira de Criadores de Camarão (ABCC), Itamar de Paiva Rocha, reiterou suas convicções sobre o importante papel que está reservado para a aquicultura na economia do país. No seu discurso emocionado Itamar Rocha externou a sua convicção de que “o cultivo de peixes, camarões e moluscos no território brasileiro, se apoiado por políticas públicas bem concebidas e estruturadas, e sob o comando de um órgão que tenha competência administrativa e força política para se contrapor às exacerbações ambientalistas, criará uma importante ordem econômico-social favorável à interiorização do desenvolvimento rural no país, e contribuirá para mudar o perfil da nossa economia primária”. Para Itamar, a disseminação da aquicultura em nosso país, além de produzir e disponibilizar a melhor proteína de origem animal que existe, terá o poder de corrigir os desníveis sociais entre a cidade e o campo, que ainda marcam negativamente a imagem do Brasil no âmbito internacional.


Segundo os organizadores a expectativa de sucesso do evento se confirmou. A FENACAM & LACQUA/SARA (WAS)’15 contou com a participação e 1.600 congressistas brasileiros, latino-americanos, norte-americanos, europeus e asiáticos. A XII Feira Internacional de Serviços e Produtos para Aquicultura contou com 108 expositores que ocuparam cerca de 300 estandes, e foi visitada por 5.410 pessoas.


Na condição de presidente do LACQUA/SARA 2015, Maria Célia Portella, professora da Caunesp de Jaboticabal (SP), saudou os participantes antes do início da primeira reunião plenária. Mas foi lembrando da extinção do Ministério da Pesca e Aquicultura que seu pronunciamento ficou carregado de emoção. Para a professora Maria Célia, “com o crescente reconhecimento da importância da aquicultura como a única alternativa para aumentar o suprimento de pescados, o Brasil vive hoje uma situação singular e que vai na contramão da tendência mundial”. “Enquanto vemos países asiáticos, europeus, africanos e alguns da América Latina incentivarem a aquicultura por meio de criação de ministérios e secretarias específicas, no Brasil observamos a recente extinção do MPA. A criação da antiga Secretaria Especial de Aquicultura e Pesca em 2003, depois transformada em Ministério da Pesca e Aquicultura em 2007, representou um grande avanço no país e, durante seus cerca de 12 anos de existência, alcançamos um crescente desenvolvimento da aquicultura, fruto da organização do setor, do estabelecimento de incentivos às áreas prioritárias, de definição de políticas mais claras, entre outras, que resultaram no aumento que a produção vem demonstrando nos últimos anos”. Depois de lamentar a decisão política de extinção do MPA, Maria Célia Portella disse manter a esperança de que os objetivos, programas e o pessoal qualificado do antigo ministério encontrem respaldo e força política no MAPA, para continuar a orientar o desenvolvimento da aquicultura no país.


FENACAMONO

A ministra do MAPA, Kátia Abreu, impossibilitada de comparecer ao evento por conta de viagem internacional, incumbiu Eduardo Ono para substitui-la na solenidade de abertura. Ono tocou no nervo exposto das precárias condições de comercialização do pescado no Brasil, que na maioria das vezes é vendido inteiro e com vísceras, em estabelecimentos sem nenhuma preocupação com a higiene. Comparou a comercialização atual com a do frango, que há 30 anos era vendido vivo e, evidentemente, com todas as penas. Lembrou que o pescado importado pelo Brasil já vem pronto para consumo, enquanto o que é produzido aqui, na maioria das vezes é vendido na forma de matéria prima, resultado de uma cadeia mal estruturada. “O pescado ainda é vendido “com penas”, brincou Ono. E isso freia e reprime o consumo, pois trata-se de um produto sem identidade, sem nome, sem rótulo e sem certificado de origem. O consumidor contemporâneo exige consciente ou mesmo inconscientemente, um produto identificado. As poucas indústrias existentes não conseguem competir com o abate clandestino, e enquanto não melhorarmos a cadeia de produção, não iremos assistir ao tão desejado aumento de produção”, disse o representante da ministra Kátia Abreu. “Medidas como a desoneração, a desburocratização e outras tantas demandas do setor, certamente ajudarão no aumento do volume produzido, mas quem fará a produção alavancar de verdade é o consumidor, quando tiver acesso aos produtos da aquicultura com a mesma qualidade com que está acostumado a ter com outras proteínas”, finalizou. A palestra de Eduardo Ono foi proferida para uma plateia que contou com a presença de muitos estrangeiros e, ainda assim, em nenhum momento, o especialista se preocupou em amenizar as cores fortes do dramático quadro da comercialização de pescado no Brasil. Em tempo: mesmo representando a ministra Kátia Abreu, Eduardo Ono ainda não foi confirmado para a Diretoria de Aquicultura do MAPA, assunto comentado em todas as rodas de conversa da Fenacam. O relacionamento afinado de Ono com a ministra se deve a sua atuação como presidente da Comissão Nacional de Aquicultura da Confederação Nacional de Agricultura (CNA), órgão que foi presidido por Kátia Abreu até a sua posse na pasta do MAPA. Quanto ao destino de Eduardo Ono na nova configuração do ministério, somente saberemos em fevereiro, após o recesso parlamentar, já com a publicação da Medida Provisória e do Decreto que definirá como deverá ser feita a incorporação da aquicultura pelo MAPA.


FENACAM_WENGER2

Mais uma vez a Wenger Manufacturing atraiu pequenos e grandes empreendedores, de olho no mercado das extrusoras. No seu estande os visitantes eram recebidos por Eduwaldo B. Jordão, engenheiro de vendas da empresa. No início deste ano, a Wenger, para atender melhor suas áreas de atuação, foi dividida em três grandes áreas: petfood, food e aquafeed. Segundo Jordão, com esta mudança a área de aquicultura tem agora uma divisão inteira pensando e atuando diretamente nesta área, onde se destacam dois grandes produtos, principalmente para a produção de alimentos para camarão: a C2TX e a TX3000. Dentro da Wenger o responsável pela divisão de aquáticos é Joseph P. Kearns, também vice-presidente da empresa e, na América do Sul esta responsabilidade está a cargo do próprio Eduwaldo B. Jordão ([email protected]).


Uma programação diversificada e focada nas demandas e necessidades dos produtores brasileiros ofereceu palestras e trabalhos técnicos, nacionais e internacionais que em muito contribuíram para o intercâmbio de informações práticas de manejo da produção. Tendo como tema: “Ciência e Indústria unindo forças para atender a crescente demanda de produtos aquícolas”, o evento reuniu mais de 40 conferencistas de diversos países, que proferiram palestras, todas com tradução simultânea. Foram 59 seções plenárias, 225 apresentações de trabalhos e 563 pôsteres, que abrangeram todos principais tópicos da moderna aquicultura.


A Alltech reforçou no evento a sua missão em desenvolver soluções para o desempenho e qualidade de vida dos animais, visando a sustentabilidade e o bem-estar do consumidor através da inovação científica e nutrição animal. Segundo Mariana Nagata, gerente de vendas para Aquicultura da Alltech, a Fenacam é uma grande oportunidade para apresentar soluções para o mercado e debater estratégias para crescimento sustentável da cadeia. “É extremamente importante estar em um evento que reúne os principais profissionais do ramo, onde ampliamos a capacidade de networking unindo a indústria, produtores e pesquisa”. No seu estande, a Alltech apresentou suas soluções para aquicultura, com o destaque para o produto Aquate Off Flavor, inovação tecnológica da empresa na redução de off flavor, além dos produtos Aquate Shrimp e Aquate Fish, solução já consolidada no mercado brasileiro.


FENACAM_Sansuy

A Sansuy, tradicional fabricante de laminados flexíveis de PVC e seus manufaturados, destacou neste ano o lançamento do seu produto Vinitank XP, um reservatório desenvolvido especialmente para o armazenamento de água potável e também para aquicultura. “Fornecido na forma de kit para montagem, este tanque circular pré-moldado ganhou uma nova estrutura que permitirá ampliar o seu mercado”, explica Marcelo Castagnolli, Gerente de produto da Sansuy. A empresa visa agora também o segmento de reservatórios de água, nicho importante neste momento de escassez de chuvas. Tanto o PVC como o tecido utilizado não transmitem sabor ou odor, não afetando a qualidade da água potável ou a saúde dos organismos aquáticos alojados em seu interior, afirmou Marcelo Castagnolli. O Vinitank XP já possui preparação para sistema de drenagem centralizada no fundo do reservatório para esgotamento total. Na aquicultura é usado na criação de camarões, manutenção de reprodutores, desova, produção de alevinos e juvenis, engorda de peixes de água do mar e de água doce, treinamento alimentar de peixes carnívoros, e depuração de peixes, mexilhões e ostras antes do abate. Pode ainda ser utilizado para quarentena, em decorrência da facilidade de limpeza e higienização, ponto considerado crítico para o controle de enfermidades.


FENACAM_Queiroz_Galvão

A Potiporã, empresa do Grupo Queiroz Galvão Alimentos, aproveitou a Fenacam 2015 para divulgar a conquista da certificação ISO 9001, que garante a qualidade dos processos nas suas unidades de larvicultura, engorda e processamento. Durante a feira, a empresa também promoveu as suas pós-larvas resistentes ao vírus da NIM e da Mancha Branca, disponíveis para o mercado desde julho. Esse resultado é decorrente de um trabalho de melhoramento genético desenvolvido pelo grupo que vem focando seus trabalhos na resistência. Na feira, seu estande recebeu a visita de muitos produtores que já estão utilizando essas pós-larvas, e que se mostraram muito satisfeitos com os resultados. A empresa garante que na comparação com pós-larvas não resistentes, já é possível observar melhores performances de sobrevivência.


Com atuação em mais de 80 países a Nutriad está cada vez mais presente no mercado de aquicultura trazendo soluções que beneficiam economicamente os produtores de peixes e camarões, melhorando o desempenho e o estado de saúde dos animais. Na Fenacam deste ano, o gerente da linha de produtos para aquicultura da Nutriad, Peter Coutteau, teve o privilégio de ser convidado para participar como palestrante do “XII Simpósio Internacional de Carcinicultura”, quando proferiu a palestra “Reduzindo o impacto das doenças de camarão na produtividade: guerra antibacteriana através da alimentação”. Já no “IX Simpósio Internacional de Aquicultura” abordou o tema “Reduzindo os custos com ração em cultivos de tilápias através de um reforço no seu metabolismo digestivo”, respectivamente.


Fenacam_Skretting_Trow2

A Trouw Nutrition (www.trouwnutrition.com.br) apresentou os resultados das avaliações das dietas PL e VITALIS 2.5, durante a palestra “Rações completas para reprodutores e larvas de camarão”, ministrada por Philippe Dhert, do grupo de especialistas em “Marine Hatcheriesfeeds” da Skretting. Os resultados das avaliações da dieta para reprodutores VITALIS 2.5, comprovaram que a substituição dos ingredientes frescos, atualmente utilizados na alimentação de reprodutores de camarão, contribui para uma melhor qualidade da água, além de oferecer a possibilidade de aumentar a densidade de estocagem dos reprodutores. Já as dietas PL representam uma quebra de paradigma no mercado, pois, é indicada como alimento único para atender a nutrição ao invés do “mix’” de várias dietas e fornecedores comumente utilizados. “Após diversas provas científicas, as dietas PL foram desenvolvidas para atender as exigências nutricionais da larva com uma formulação completa e diferentes granulometrias”, explicou o Gerente Comercial de Aquicultura da Trouw Nutrition Brasil, Antonio Kluppel Neto. A Nutreco emprega aproximadamente 11.000 pessoas em 35 países. Com duas marcas globais – Skretting (alimentos para peixes) e Trouw Nutrition (nutrição animal) – tem vendas em mais de 90 países.


Jorge Matsuda, presidente do Grupo Matsuda, divulgou que vai inaugurar no Ceará a sua sétima filial. A nova unidade fabril deve entrar em operação nos primeiros meses do próximo ano e será destinada principalmente à produção de rações para carcinicultura. A filial cearense se dedicará também às rações para piscicultura e outros animais. A planta, de aproximadamente 60 mil m², antes pertencente ao Grupo Guabi, fica no município de São Gonçalo do Amarante, na região metropolitana de Fortaleza e próxima ao complexo portuário do Pecém.


FENACAM_Alfakit1

Com seu estande sempre cheio, Léo Oliveira, da Alfakit, chamou a atenção e o interesse do público pela aplicação da tecnologia do controle do balanço iônico no cultivo do camarão. E isso se explica pelo fato de que, quem pratica essa tecnologia no Brasil já consegue resultados até 30% superiores na engorda, com uma significativa redução no tempo de cultivo. “Produtores em Pernambuco, que utilizam essa tecnologia desde o berçário, despescam com 11 gramas em 45 dias”, disse Léo. Segundo o empresário, a Alfakit é a única empresa no Brasil que fabrica um kit voltado para o controle do balanço iônico. Léo adiantou que está em vias de ser lançado no mercado o seu software para facilitar não apenas o manuseio do kit, mas também os cálculos para alcançar o balanço iônico das águas.


Fenacam_Trevisan3

Nedyr Chiesa, da Trevisan Equipamentos Agroindustriais terminou a Fenacam extremamente feliz com os resultados. Em sua opinião a feira desse ano foi ainda melhor que a do ano passado, tanto em termos de organização como no aspecto comercial. O público veio para fazer negócios, disse. Apesar da crise econômica, que até o deixou preocupado com os possíveis resultados da feira, Nedyr se disse surpreso com o volume de negócios fechado. Foram 480 aeradores vendidos, além de alimentadores e caixas de transporte. “E muitos negócios ainda serão concretizados”, comemorou. Sem entrar em detalhes, Nedyr prometeu para breve o lançamento de mais novo equipamento da Trevisan.


FENACAM_Engepesca2

A Engepesca Redes para Aquicultura e Pesca, empresa de Itajaí, pioneira na confecção de redes para a aquicultura brasileira, fundada em 1986, marcou novamente presença na Fenacam. Philip Conolly e seu filho Marcelo Conolly, à frente da gerência de vendas, se mostraram extremamente felizes com o volume de negócios feitos e com o número de visitantes que passaram pelo estande da Engepesca, durante os três dias da feira. “Foi surpreendente o número de pequenos produtores de camarão interessados nas “bag-nets” para despesca. É maravilhoso ver o vigor da carcinicultura cearense”, disse entusiasmado o Engenheiro de pesca.


FENACAM_Aquatec2

A Aquatec aproveitou a Fenacam 2015 para o lançamento da linhagem HB-16, um aprimoramento da linhagem HB-12, seguindo com alta performance para crescimento e melhora na sobrevivência pela aplicação de desafios de sobrevivência em laboratório, durante as fases de crescimento do reprodutor. Durante o evento a empresa aproveitou para reafirmar a parceria Aquatec-Bomar e está previsto para janeiro de 2016 o início da operação de um laboratório com capacidade de 1,5 bilhões de pós-larvas/ano localizado no município de Cajueiro da Praia, no Piauí. Recentemente a parceria Aquatec-Bomar lançou a linhagem ABTOL, que provém de reprodutores de um programa com sobreviventes de viveiros do norte do Ceará, cruzados com a linhagem de crescimento da Aquatec. Essa linhagem é distribuída apenas para os produtores localizados acima de Fortaleza, enquanto a linhagem HB-16, produzida em Canguaretama, atende aos produtores abaixo de Fortaleza. A respeito do laboratório com capacidade de 3 bilhões de Pls/ano que seria construído em parceria com a Bomar no município de Camocim (CE), Ana Carolina informou que a empresa já possui todas as licenças, incluindo a ambiental, bem como está pronto todo o projeto construtivo. As obras, no entanto, somente serão iniciadas em 2017 e a inauguração está prevista para 2018.


Uma delegação chilena capitaneada pela ProChile, participou do evento no Brasil com 10 empresas especializadas em serviços e produtos, insumos, equipamentos e tecnologias relacionadas ao setor. No Chile, a estrutura de fornecedores do setor aquícola surgiu em paralelo com o desenvolvimento e crescimento da indústria aquícola, com enfoque no progresso tecnológico aplicado a diferentes áreas, desde a melhoria em sistemas de construção de tanques para criação, à implementação de pisciculturas de recirculação, através do uso de sistemas fechados, que permitem o aumento da produção e a diminuição do impacto ambiental. Com apoio da ProChile, instituição do Ministério de Relações Exteriores do Chile responsável pela promoção de exportações do país, a participação na Fenacam reflete os esforços para consolidar o alcance internacional desses fornecedores e fortalecer a parceria entre os mercados brasileiro e chileno. “Estas empresas integram uma nova onda de exportadores não tradicionais do Chile, que oferecem produtos e serviços com alta inovação tecnológica e são parte relevante de um cluster do setor de pescados e frutos do mar. Neste contexto, o Chile possui uma rede de fornecedores muito interessante e, agora, o foco será apoiar o mercado brasileiro no desenvolvimento da aquicultura local”, afirma Oscar Paez, diretor da ProChile Brasil.


FENACAM_Escama_Forte1

Foi muito bom ver a pujança de nosso setor em meio à crise, disse André Camargo, da Escama Forte, depois de ver seu estande cheio nos três dias da feira. “Sabíamos que estávamos correndo o risco de fazer um grande investimento e, por conta da crise, não termos o retorno esperado. Mas fomos em frente e, contrariando todos os pessimistas, a Fenacam 2015 foi um sucesso para a Escama Forte. Saímos de Fortaleza com nossa rede de contatos muito fortalecida, com grande satisfação de nossos clientes e amigos e, principalmente, com um bom volume de negócios acertados durante a feira, inclusive com possibilidades concretas de estruturação de novos fornecedores internacionais. Somos extremamente honrados de fazer parte deste processo e continuaremos apoiando esse evento como o mais importante da aquicultura brasileira”, disse Camargo, entusiasmado.


FENACAM_Bernauer1

Além da tradicional linha de aeradores, caixas de transporte e equipamentos para monitoramento, a Bernauer Aquacultura, de Indaial, SC, levou também para a Fenacam o seu mais recente lançamento.Trata-se do alimentador flutuante automático para viveiros de camarão, um sistema inovador, patenteado e exclusivo, que veio para substituir as bandejas e a tradicional alimentação feita por voleio manual. Segundo o Gerente de vendas da Bernauer, Claudio Tessarolo, o equipamento melhora significativamente a conversão alimentar e a taxa de crescimento em decorrência da padronização e da constância nos horários de arraçoamento. O equipamento gera lucros, tanto pelo melhor desempenho zootécnico dos animais, como pela redução da mão de obra empregada. Tessarolo disse que muitas fazendas já estão adotando essa forma de alimentar, e a Fenacam foi uma excelente vitrine para que muitos outros produtores passassem a conhecer as vantagens do seu uso. Estiveram presentes no estande da Bernauer os seus representantes para o Equador e Colômbia.


A Biorigin se fez representar por suas equipes técnica e comercial, a fim de reforçar a credibilidade do seu produto MacroGard, aditivo modulador inteligente do sistema imune, que atua de acordo com a condição imune de cada animal. Um vasto dossiê técnico-científico do produto, que comprova que camarões e peixes tropicais suplementados com MacroGard tiveram uma maior resistência a bactérias, vírus e parasitas, podia ser consultado. A Biorigin apresentou ainda outras soluções em ingredientes 100% naturais, focadas na melhora da saúde intestinal, na melhora do desempenho e no controle de micotoxinas, além de soluções nutricionais, fontes de proteína. “Investimos continuamente na aquicultura, especificamente na carcinicultura, com foco no desenvolvimento de soluções naturais que garantem melhores ganhos na produtividade. Acreditamos que desta forma manteremos a liderança global no segmento de beta-glucanos com nosso produto MacroGard”, afirmou o Gerente Global de Negócios Feed, Roberto Vituzzo.


Na tarde do dia 19 de novembro aconteceu uma sessão específica para tratar das possibilidades de cooperação em aquicultura entre o Brasil e a União Europeia. Coordenada pela Dra. Sieglinde Gruber (Comissão Europeia) e pelo Prof. Ronaldo Cavalli (UFRPE). A sessão contou com a participação de representantes de associações de aquicultores e de empresas do setor, além de universidades e de instituições de pesquisa e desenvolvimento, como Embrapa e Sintef (Noruega). A reunião foi realizada dois dias após a assinatura, pelo Ministro Celso Pansera (MCTI) e pelo Sr. Carlos Moedas (Comissário Europeu para a Pesquisa, Inovação e Ciência), de um protocolo de intenções de cooperação em Pesquisa Marinha que tem a aquicultura como uma das sete áreas focais. A partir das necessidades, ideias e expectativas em relação a este tema apresentadas e discutidas em Fortaleza, será possível estabelecer um programa de cooperação com a Europa, o qual deverá ser construído tendo como base a participação decisiva dos produtores e da indústria.


FENACAM_Imeve1

A IMEVE distribuiu simpatia e inovou até na forma de atrair o público presente. De uma forma muito delicada e simpática o estande da empresa distribuiu durante todo o evento deliciosos picolés, fabricados pela mais conceituada empresa cearense de sorvetes. A IMEVE é uma empresa genuinamente nacional, com tecnologia própria, dona de uma das mais modernas e bem equipadas áreas produtivas de probióticos. Atualmente a IMEVE é uma das 250 pequenas e médias empresas que mais crescem no país, segundo a revista Exame. Os visitantes puderam conhecer os probióticos PROB TR AQUA, o PROB TR AQUA concentrado e o DB AQUA, todos voltados para a criação de camarões e peixes. Os produtos da IMEVE estão disponíveis para a indústria aquícola através da empresa Escama Forte.


Os abstracts dos trabalhos apresentados na Fenacam 2015 encontram-se disponíveis para download no endereço www.fenacam.com.br. Os organizadores informam também que os Certificados de Participação também encontram-se disponíveis no mesmo local. Os congressistas que receberam durante o evento o Certificado de Apresentação de Trabalhos Técnicos ou Pôster, devem solicitá-lo por meio do e-mail: [email protected].


FENACAM_Palestrante02

Um momento de grande emoção na primeira sessão plenária da Fenacam foi a homenagem feita pela WAS ao biólogo Alexandre Wainberg, que se foi recentemente, deixando uma saudade do tamanho do seu sorriso e da sua competência profissional. Após a leitura de muitas das suas realizações e contribuições para o efetivo desenvolvimento da aquicultura brasileira, foi entregue à Marcia Kafensztok e Bianca Wainberg, sua esposa e filha, um diploma de reconhecimento pela sua grande contribuição à aquicultura brasileira. Alexandre será sempre lembrado por todos que tiveram a honra de conhecê-lo.


Pelo segundo ano a Associação Cearense dos Criadores de Camarão homenageou os expoentes da aquicultura com o Troféu Estrela do Mar, criado com o objetivo de homenagear de modo expressivo aqueles que se destacaram e deram sua contribuição em diferentes setores de atuação, para o desenvolvimento da aquicultura brasileira. O Troféu Estrela do Mar é o mais importante prêmio da categoria no Estado do Ceará. Este ano foram agraciados Camilo Sobreira Santana, Governador do Ceará; Expedito F. da Costa, representando a indústria de beneficiamento; Alberto Jorge Pinto Nunes, pesquisador e professor da UFC; Hélio Holanda Filho, produtor e, Santana Junior, empresário e coordenador regional da Poli Nutri Nutrição Animal.


FENACAM_Asten_Rehau1

A Rehau aproveitou para demonstrar seu sistema de aeração que aumenta a produção de camarões em até 30%. Neste ano, a empresa utilizou dois estandes compartilhados, um deles em parceria com a empresa Asten, para apresentar os benefícios do Raubioxon, um versátil sistema de aeração por difusores de ar, desenvolvido pela Rehau, voltado para a carcinicultura. O produto é uma inovação tecnológica que está mudando a vida dos produtores de camarões em cativeiro, uma vez que o sistema aumenta a quantidade de oxigênio dissolvido na água, o que faz com que o camarão cresça muito mais rápido e saudável, aumentando a produtividade e diminuindo os custos da produção. O outro estande foi dividido com a Escama Forte, onde foi apresentado um sistema real de aeração instalado para demonstrar sua facilidade de instalação e manuseio. “A Rehau está comprometida em trazer ao mercado brasileiro inovações tecnológicas que contribuam para o aumento da produtividade com redução de custos. Estamos bastante satisfeitos com o resultado que os produtores de camarão têm obtido com o difusor da Rehau”, disse Renato Rossato, Engenheiro de desenvolvimento e construção da Rehau.


A Evonik participou do evento com o objetivo de divulgar seus produtos e serviços para o setor de aquicultura, especificamente a carcinicultura. A empresa apresentou o AMINOShrimp®, um software para calcular as recomendações de aminoácidos para camarão e o produto AQUAVI® Met-Met, uma fonte de metionina para nutrição de camarões. Gaelle Husser, diretora de aquicultura e nutrição, veio ao Brasil especialmente para conhecer de perto a realidade da aquicultura brasileira.


FENACAM_Aquabel

Os resultados da genética estão fazendo toda diferença para os tilapicultores, principalmente nesses tempos de escassez de água. Mesmo com uma seca bastante severa, produtores atraídos pelos bons resultados dos alevinos produzidos na Unidade da Aquabel-Bomar no município de Icarai do Amontada (CE), visitaram o estande da empresa e tomaram conhecimento da estrutura robusta da empresa, da qualidade do manejo na entrega dos alevinos, e das vantagens do melhoramento genético. Desde 2014 que a parceria Aquabel-Bomar produz alevinos melhorados no Ceará. Segundo Ricardo Neukirchner, toda a estrutura está pronta para alcançar, assim que as chuvas retornarem, a meta de produção mensal de 5 milhões de alevinos.


FENACAM_Agricotec

A Agricotec, empresa catarinense especializada em aquicultura, levou sua linha de aeradores que potencializam o incremento de oxigênio nos viveiros e reduzem o consumo de energia. “Na carcinicultura nós já éramos bem conhecidos no Rio Grande do Norte, e a forma como fomos recebidos pelos produtores do Ceará nos surpreendeu bastante” disse André Nascimento, Diretor comercial da empresa. A novidade da Agricotec na feira foi o lançamento do seu aerador de pás, totalmente nacional. Com 1 e 2 HPs de potência, esses aeradores de pás trazem a novidade de poderem ser encomendados nas versões para água doce e para água salgada.


FENACAM_Guabi2

O destaque da Guabi Nutrição e Saúde Animal foi a tecnologia anti Quorum Sensing, utilizada na linha de alimentos QS Guabi. Segundo o zootecnista João Manoel Cordeiro Alves, Gerente de Produtos para Aquacultura da Guabi, “as doenças bacterianas são hoje a maior causa de prejuízos na aquicultura, razão pela qual a empresa está focada no uso de ingredientes funcionais para a prevenção de doenças, sem o uso de antibióticos. As bactérias não são simplesmente células individuais que crescem conforme as condições do ambiente e da disponibilidade de nutrientes, como se pensava até pouco tempo. Com a evolução dos estudos, notou-se que elas são capazes de se comunicar através da liberação de moléculas, que são captadas pelas demais e, assim, percebem a concentração de indivíduos. Quando esta concentração atinge um determinado nível, as bactérias mudam de atitude (expressão gênica) e passam a ser mais virulentas (nocivas). A esse fenômeno se dá o nome de “quorum sensing”. Entender este mecanismo permite intervir, dificultando a percepção das moléculas sinalizadoras, evitando doenças, mesmo com presença do agente causador”, informa João Manoel. A linha QS da Guabi, além de oferecer os nutrientes necessários para o melhor desenvolvimento em cada fase, utiliza os inibidores de Quorum Sensing, que interferem e impedem a comunicação e a manifestação das bactérias, inibem a multiplicação das nocivas e favorecem o estabelecimento das benéficas. Os resultados são maiores índices de sobrevivência e crescimento e a garantia de maior lucratividade para os criadores, conclui João Manoel.


FENACAM_Artek

A Artek levou muitos equipamentos da sua linha de sopradores radiais com potências que vão de 1/2 a 15 HPs. Antônio Carlos Falcão, da Gerência técnica da empresa, comemorou o enorme número de visitantes ao estande. “O melhor é que a maior parte dos visitantes já conheciam a nossa empresa e os nossos produtos, e já vieram sabendo o que queriam” comemorou. Além dos sopradores radiais, a Artek também comercializou bastante os seus discos difusores para a produção de micro borbulhas.